sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Qual a importância do aluno na tomada de decisão do gestor escolar?




Há poucas décadas, a escola era uma instituição com hierarquia bem definida. Gestores sabiam o que era melhor para o corpo de alunos e isso bastava para o bom desempenho da escola. Hoje, esse cenário mudou.
Cada vez mais, alunos e familiares tomam parte da autoridade escolar, realizando escolhas importantes tanto para a instituição, quanto para o dia a dia dos discentes. Pais e alunos decidem juntos com os gestores pedagógicos e administrativos, o que é melhor para todos.
“O Conselho de escola, em alguns lugares é também conhecido como “colegiado”, tem a função de democratizar as relações de poder, tem atribuições consultivo-deliberativas e fiscais em âmbito pedagógico, administrativo e financeiro. Para sua composição, tem a participação dos docentes, especialistas em educação, funcionários, pais e alunos. Assim, as famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pela escola, acompanhando e auxiliando o trabalho dos gestores”, Riçardo, Júlia.
Esse processo deve ser iniciado pela escola como princípio educacional. Cabe aos gestores pedagógicos e administrativos darem a oportunidade de abrir o relacionamento para seus principais interessados: o aluno.
A importância dessa abertura é percebida na apropriação do espaço e no desenvolvimento do sentimento de responsabilidade do aluno. Ao oferecer a reflexão, a problematização e a conscientização, o aluno adquire habilidades de solucionar problemas. É um passo para a cidadania plena com incentivo pedagógico.

Educar é oferecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento seguro da criança e do adolescente.
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Referência: http://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/gestao-escolar-espaco-para-participacao.htm