terça-feira, 18 de abril de 2017

Como posso trabalhar para acabar com a inadimplência na minha instituição de ensino?



   A principal arma para combater esse mal que causa tanto estrago nas instituições é, sem dúvidas, a proatividade dos gestores e o comprometimento da equipe administrativa e financeira. Todos devem estar conscientes de que não basta lembrar da inadimplência apenas em momentos de emergência ou crise, é preciso combatê-la durante todo o período letivo.
Somado a isso, é preciso também contar com as ferramentas certas, capazes de munir os gestores com todas as informações que eles precisam para tomar as melhores decisões em prol da escola.
   Se você está pronto para assumir o compromisso de combater a inadimplência na sua instituição de ensino, confira as dicas que preparamos para te ajudar a concluir essa missão ainda mais rápido.

Fique atento à renda familiar

Antes de fechar a matrícula do aluno na sua instituição de ensino, procure identificar o perfil da família e entender se a mensalidade caberá no orçamento dos responsáveis. Muitas vezes, é melhor negociar uma bolsa de estudos ou algum desconto logo no início do contrato do que precisar tratar um caso de inadimplência no futuro. Os gastos com a escola geralmente representam de 10% a 15% da renda familiar. Fique atento se a mensalidade ultrapassar muito esses índices.

Consulte os serviços de proteção ao crédito
Consulte o SPC antes de receber a matrícula do novo estudante e confira se o responsável financeiro está em dia com suas obrigações. Para complementar esta análise, a instituição pode também entrar em contato com a antiga escola para pegar referência sobre o histórico de pagamentos da família.

Facilite o pagamento das mensalidades

Com a rotina cada vez mais atribulada, muitas vezes os pais e alunos não têm tempo para ir até a instituição. A dica então é fornecer diferentes opções de pagamento, como débito em conta corrente (dcc), emissão e pagamento de boleto online e cartão de crédito.