sexta-feira, 7 de abril de 2017

O impacto da inadimplência nas escolas



  O recebimento das mensalidades é a principal, se não a única fonte de renda das instituições de ensino. É a partir do pagamento realizado pelos responsáveis financeiros que escolas e cursos conseguem aperfeiçoar sua equipe docente, otimizar suas rotinas e investir na melhoria da infraestrutura e em novos equipamentos para os alunos.
   Quando as instituições deixam de receber, elas precisam deslocar recursos de outras áreas para cobrir os custos básicos para que se mantenham em funcionamento - como luz, água, aluguel ou manutenção do espaço, materiais de secretaria e salário dos colaboradores - e deixam de investir na melhoria de seus processos. Essas manobras prejudicam a qualidade do ensino, desestruturam a escola e influenciam em diferentes setores da instituição.

   O descumprimento das obrigações financeiras pelos pais e responsáveis afeta a gestão escolar como um todo e seus índices têm se tornado cada vez mais alarmantes. Um estudo inédito realizado pela área de big data e pelos  economistas da Serasa Experian em 2015 apontou alguns dados preocupantes para o setor educacional:


   22,6% de crescimento na inadimplência dos alunos com instituições  de ensino fundamental, médio  e superior de todo o Brasil.

  No primeiro semestre de 2014, comparado a 2013, a inadimplência nas escolas havia apresentado uma queda de 1,3%.
Esta foi a maior alta nesta relação desde 2012, quando o índice registrou elevação de 19,1%.

   Se considerarmos apenas o ensino fundamental  e médio, o aumento foi de 27,2% nos primeiros seis meses de 2015 em relação ao mesmo período de 2014.

   O índice de inadimplência na educação foi superior aos apresentados pelo Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor relacionado a outros setores.
    Somados a esses dados, temos também outros dois fatores que agravam o cenário da inadimplência nas escolas e tornam ainda mais difícil para os líderes educacionais reverterem esse quadro. Um deles é a falta de conhecimento do gestor da situação real da escola. O outro são as leis que regulamentam os direitos dos alunos nas situações de inadimplemento e das instituições de ensino.